Hidrolândia realiza mutirão contra o Aedes - Rádio Jaboticabal

Sintonia de Sucesso - Hidrolândia GO

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Hidrolândia realiza mutirão contra o Aedes

O trabalho de combate ao Aedes aegypti não para em Goiás. Ontem foi a vez do município de Hidrolândia declarar guerra ao vetor que transmite a dengue, chikungunya e zika. Para isso, foi realizado um grande mutirão de limpeza e vistoria de imóveis. O início dos trabalhos foi pelo Bairro Nazaré, que concentra o maior número de casos notificados de dengue na cidade.
Paulinho prefeito de Hidrolândia
Nos primeiros 20 dias deste ano, foram registrados, pela Secretaria Municipal de Saúde, 382 casos, mas apenas 32 foram confirmados. “Podemos dizer que os números estão controlados. Agora, com esta ação, a nossa expectativa é de que não aumentem mais do que no ano anterior, quando registramos 876 casos, sendo que, desses, 312 foram confirmados como sendo dengue”, pontuou a secretária de Saúde, Rosenilda Rodrigues.
A secretária informou ainda que na cidade há atualmente quatro casos de Zika Vírus em investigação e dois de chikungunya. “Essas duas doenças também são transmitidas pelo Aedes aegypti, por isso o combate agora tem de ser mais intensificado, principalmente neste período chuvoso, onde os focos do mosquito aumentam”, destacou.
Parceria
A ação, que é feita em parceria com o governo de Goiás, tem como objetivo, de acordo com o prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio Rezende, o Paulinho (DEM), conscientizar os moradores de que eles também têm a função, juntamente com o poder público municipal e estadual, de combater o mosquito, pois a maioria dos focos é encontrada dentro das casas.
“Nós vamos andar pelas ruas do Bairro Nazaré durante todo o dia e alertar os moradores sobre os riscos que o mosquito traz para a saúde e também vamos auxiliar na limpeza e remoção de objetos que acumulem água. Os moradores precisam entender que eles têm um papel importante nesta guerra, pois a maioria dos focos está dentro dos quintais das casas e isso precisa ser combatido para não aumentar o índice de infestação”, destacou.
Segundo o prefeito, cerca de 200 servidores de todas as secretarias do município se envolveram na ação de combate ao vetor da dengue. Também foram utilizados caminhões e tratores de roçagem. “Este trabalho de limpeza e combate ao mosquito é feito constantemente na cidade e hoje foi intensificado. Se cada um dos moradores tirar 10 minutos por semana para limpar seu quintal, teremos uma cidade livre do Aedes”, salienta o prefeito, que informou ainda que a ação será estendida para outros bairros da cidade e para os outros distritos.
Visitas domiciliares
O Ponto de Comando da ação foi na Câmara Municipal de Vereadores da cidade, de onde as equipes partiram para a realização das visitas domiciliares. O Corpo de Bombeiros de Goiás estava com uma equipe no local coordenando o trabalho. “Nosso apoio é na parte da organização e estruturação, como a logística do plano de ação e equipamentos e materiais a serem utilizados durante o combate ao mosquito”, ressalta o tenente Paulinele da Silva.
Para Marcos Willian, que mora no Bairro Nazaré, a ação da prefeitura é importante, mas todos devem estar unidos nesta luta. “Tive familiares que pegaram dengue, por isso acho boa a atuação da prefeitura no combate ao mosquito, mas todos os moradores de Hidrolândia precisam se conscientizar de que devem limpar seus quintais, para não corrermos riscos”, enfatizou.

Fonte: Jornal Diário de Aparecida

Compartilhe:

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Coluna/Blog

radiosaovivo.net/

UPAH

Pedido de adoção - UPAH

Por UPAH - 27/07/2017 | 11:25h Estes filhotes (foto abaixo) se encontram em situação de rua e morando dentro de um buraco. Eles prec...

Anuncio

Curta nossa página