Hidrolândia tira nota zero na avaliação de transparência nos municípios goianos - Rádio Jaboticabal

Sintonia de Sucesso - Hidrolândia GO

terça-feira, 21 de junho de 2016

Hidrolândia tira nota zero na avaliação de transparência nos municípios goianos

IMAGEM NÃO DISPONIVEL VOLTE MAIS TARDE!! Infográfico: O Popular
Uma equipe de quatro pessoas, adaptações no sistema já utilizado pela prefeitura e leitura sobre a legislação e pesquisas realizadas por órgãos de controle. É a receita para o salto da nota 4,3 para 10 do município de Santa Helena de Goiás no ranking de transparência do Ministério Público Federal (MPF), que avalia portais das gestões públicas em todo o País.
“Vou te dizer sinceramente: não tem segredo. É só colocar quem tem conhecimento técnico para olhar a legislação e ver os pontos negativos das avaliações e juntar com alguém de TI (tecnologia da informação) para se adequar”, diz Alex Ribeiro, assessor de Controle Interno e um dos responsáveis pela nova cara do portal em Santa Helena.
Apesar da aparente facilidade, 65% dos municípios goianos ainda não conseguiram alcançar nota 7 na avaliação da transparência, o que para o MPF é inaceitável. No início do mês, procurador da República Ailton Benedito anunciou que estava ajuizando 109 ações civis públicas (ACPs) contra prefeitos que não cumprem a legislação.
A nota geral dos municípios goianos melhorou do ano passado para cá, de 4,12 para 5,52. Mas o avanço é lento, levando em conta que a Lei de Acesso à Informação (LAI) passou a valer em 2012. “A nossa expectativa é que todos já estivessem com nota 10”, afirma o procurador. Ele diz que já houve tempo suficiente para as adequações e pede, como penalidades, a suspensão de repasses de recursos por parte da União aos municípios, além de multas a serem pagas do bolso dos prefeitos.
Oito municípios goianos incluindo Hidrolândia tiraram nota 0 (zero) no levantamento do MPF (veja quadro). Outros, em vez de atuarem para melhorar o desempenho, pioraram.  
O ranking avalia 32 itens que devem estar disponíveis para a consulta do cidadão no Portal da Transparência, como dados de contratos, pagamentos, receitas, detalhamento das despesas, folha de pessoal e gastos como diárias e passagens.
Fonte: O Popular

Compartilhe:

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Coluna/Blog

radiosaovivo.net/

UPAH

Pedido de adoção urgente | UPAH

Por UPAH - 14/09/2017 | 21:44h Estes cinco filhotes de gatos foram abandonados, ainda com os olhos fechados. Foram resgatados e estão se...

Anuncio

Curta nossa página