Fotos de Hidrolândia, mostra como era a cidade na década de 80 - Rádio Jaboticabal

Sintonia de Sucesso - Hidrolândia GO

sábado, 5 de novembro de 2016

Fotos de Hidrolândia, mostra como era a cidade na década de 80

05/11/2016 | 09:38h  
Vista panorâmica de hidrolândia (1996) Foto: Dossiê de Goiás
Hidrolândia nasceu em 1895, quando foram feitas as primeiras doações de terra para construir a localidade, os doadores e também primeiros abitantes foram: Manoel Pereira Cardoso, sua mulher Ana Ricardo de Jesus, Maria Ignácia Pereira e Maria José da Conceição.

Com o nome de Santo Antônio, um ano depois, em 7 de abril de 1896 o povoado foi elevado a distrito de Pouso Alto, hoje atual Piracanjuba, passando a chamar-se "Santo Antônio das Grimpas".

Já em 24 de novembro de 1930, emancipou-se de Pouso Alto, passando então a se chamar Hidrolândia, cujo o nome significa "terra das águas abundantes". Após a transferência da Capital do Estado para Goiânia, Hidrolândia volto a ser distrito, dessa vez de Goiânia, com o nome de "Grimpas".

Após a reivindicação dos seus abitantes, o distrito emancipo-se em 5 de novembro de 1948, criando o município que no ano seguinte foi instalado com a definitiva denominação de "Hidrolândia".


Hoje 5 de novembro de 2016, o município completa 68 anos, conhecida como a cidade das águas, ela também é nacionalmente conhecida como cidade das jabuticabas, tendo a maior plantação do país. Com ritmo de progresso, a cidade cresce a cada ano, tendo destaque para o setor imobiliário com abertura de sucessivos loteamentos, favorecidos pela proximidade com a Capital do Estado.

Turismo

Com uma belíssima região para os amantes do ecoturismo e do turismo rural, o município de Hidrolândia integra o circuito das águas em Goiás. O município é banhado pelo Córrego Grimpas, é Rio Dourados. O turista conta também com mais de 20 balneários e recantos ecológicos, grande partes deles estão localizados no povoado de Nova Fátima. A comida tipica é outro forte da cidade, com vários restaurantes tradicionais, esse paraíso tem atraído, nos fins de semana, de 5 a 6 mil turistas. Alguns vêm apenas para descansar e desfrutar das belezas naturais, do conforto da hospedagem e gostosa cozinha tipica de roça; outros, amantes dos radicalismos, para a prática de esportes aquáticos, trilhas e outras atividades turísticas relacionadas.

Cidade das águas

As águas de Hidrolândia não levam só ao turismo. Como não poderia deixar de ser, uma cidade com esse nome só poderia ter uma das melhores águas minerais do mundo. Segundo especialistas, para um clima tropical como o do Brasil, onde se consome muita água, quanto mais "leve" for, isto é, quanto menor índice de sais minerais, melhor. esta é uma atividade econômica que já esta sendo explorada no município. Hoje ela conta com grandes empresas no setor, o que abre mais oportunidades de empregos e negócios para o município.

Capital da Jabuticaba

Quem chega pela primeira vez se impressiona. Parece que o mundo foi feito de pés de jabuticaba. Com grande potencial econômico, a Fazenda Jabuticabal lidera com mais de 42 mil pés de jabuticabeira. Hidrolândia também conta com muitos outros produtores dessa exótica fruta, desde grandes propriedades, até as pequenas, inclusive dentro da cidade. Essa produção não é consumida como fruta in natura, mas também na forma de seus subprodutos: doces, compotas, geleia, vinho e cachaça.

A Rádio Jaboticabal separou 11 fotos antigas, onde mostra a cidade de Hidrolândia com ruas não asfaltadas e outras ainda calçadas com "bloquete", nas fotos também pode ser observadas construções antigas do município, como a Igreja Matriz, a Agência dos Correios, o Colégio Municipal, Convento dos Frades Capuchinhos, Casarões Antigos e a Passagem da Coluna preste no município. Confira.

1 - Avenida Goiânia (19__)



2 - Convento dos Frades Capuchinhos (1983)


3 - Vista panorâmica da cidade, ao fundo Igreja Matriz (19__)


4 - Matriz Santo Antônio das Grimpas (1983)


5 - Colégio Municipal de 1° e 2° Grau Luiz de Lima Cruvinel (1983)


6 - Avenida Goiânia (19__)


- Rua Pirineus (19__)


8 - Correios (19__)


9 -  Foto não identificada (1896)


10 - Foto não identificada (19__)


11 - Passagem da Coluna preste em Hidrolândia (1925)


Fonte/Fotos: Dossiê de Goiás, Projeto se Liga no Futuro, IBGE.

Compartilhe:

Comente com o Facebook:

Coluna/Blog

radiosaovivo.net/

UPAH

Pedido de adoção urgente | UPAH

Por UPAH - 14/09/2017 | 21:44h Estes cinco filhotes de gatos foram abandonados, ainda com os olhos fechados. Foram resgatados e estão se...

Anuncio

Curta nossa página