Nuvem gigante chama atenção de moradores em Hidrolândia ~ Rádio Jaboticabal

Sintonia de Sucesso - Hidrolândia GO

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Nuvem gigante chama atenção de moradores em Hidrolândia

Foto: Reprodução/Cristiano
Uma nuvem gigante chamou a atenção de moradores de Hidrolândia, no último fim de semana. Uma foto registrada por moradores, mostra que a formação escura tinha uma parte que parecia atingir o solo.
De acordo com a chefe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Goiás e Tocantins, a meteorologista Elizabete Alves Ferreira, o fenômeno é chamado de Cumulus Nimbus (CB), que é conhecido como "nuvem dos temporais". Ela se forma por conta do forte calor e da presença da umidade.
“Essa nuvem surge quando há calor na superfície, acompanhado de umidade. Quando a onde de calor consegue atingir uma altura aproximada de 10 km, há o choque e surge essa grande formação, que é como se fosse um paredão. Para a aviação, ela é conhecida como a nuvem do perigo, já que dentro dela há corredores de ventos fortes, que sobem e descem em alta velocidade. Normalmente ela dura de 30 minutos a 2 horas, mas a primeira hora tem chuva forte”, explicou Elizabete.
Segundo Elizabete, são essas nuvens as responsáveis pelas chuvas de granizo. “O topo das CBs são cheios de gelo, então, quando os ventos que circulam na nuvem conseguem atingir o solo, ocorrem chuvas de granizo. No entanto, muitas vezes essa pressão não tem força para chegar até o chão, então, as gotas de chuva chegam bem frias, mas já com o gelo derretido. No último fim de semana, tivemos o registro de várias Cumulus Nimbus”, ressaltou.
A meteorologista explica que a chuva deve continuar na Região Metropolitana de Goiânia até o próximo fim de semana. “Estamos sob a influência de uma baixa pressão no Mato Grosso do Sul, que traz instabilidade e umidade para Goiás. Assim, pode chover forte nos próximos dias. Devemos até ter aberturas de sol, mas o tempo deve permanecer nublado pelo menos até o próximo dia 6”, concluiu Elizabete.
Fonte: G1

Compartilhe:

Comente com o Facebook:

Coluna/Blog

radiosaovivo.net/

UPAH

Pedido de ajuda - UPAH

20/07/2017 | 21:40h Esta cadela se encontra na imediações da funerária já há alguns dias. Está com uma perna machucada, más tem colei...

Anuncio

Curta nossa página