64º Festa de Santo Antônio da Grimpas - Religiosidade e cultura na cidade das águas - Rádio Jaboticabal

Sintonia de Sucesso - Hidrolândia GO

quarta-feira, 31 de maio de 2017

64º Festa de Santo Antônio da Grimpas - Religiosidade e cultura na cidade das águas

31/05/2017 | 21:06h
Eis que chega o mês de junho, onde o frio do final de outono vem chegando, trazendo um pouco do inverno que chegará ao final do mês. Época boa, agasalhos saem dos guarda-roupas e duas coisas surgem na mente do povo hidrolandense: a festa de junho (festa do padroeiro Santo Antônio) e os arraiás das quadrilhas (festa de São João).

Santo Antônio, o Santo casamenteiro, que foi o nome dado ao povoado  no longínquo ano de 1895, quando as  primeiras doações de terras foram feitas, levando o nome da capelinha que ali tinha, mais tarde sendo distrito de Pouso Alto (atual Piracanjuba) com o nome de Santo Antônio das Grimpas e  por fim, sendo emancipada cidade de Hidrolândia, tendo Santo Antônio se tornado seu padroeiro. Este fato se deve em razão da  devoção ao Santo que Joaquim Pereira Cardoso tinha, um dos primeiros moradores do arraiá e o primeiro doador de terras.

No decorrer da história do município, a população começou também a sua devoção, o que levou o início da Festa de Santo Antônio, tradicional quermesse com suas barraquinhas, missas na igreja da matriz, leilão, aviãozinho e o forró ao final.
A festa se une com as tradicionais quadrilhas das festas juninas, o que  faz com que a festa de Hidrolândia seja um pouco diferenciada de outras. 

E são várias as gerações que já passaram por esses 64 anos de festa. Gerações que foram nas novenas, assistiram as missas, participaram dos leilões, foram nas barraquinhas, dançaram forró e dançaram quadrilhas. Quem nunca esteve na festa tomando um caldo no frio de junho? 

Hoje tudo isso  se funde com a história e com a cultura de Hidrolândia. E como todo bom hidrolandense, é só passar pela praça da matriz e vislumbrar a Paróquia Santo Antônio das Grimpas que esses sentimentos vem à tona... Muitos sente-se saudosos. Muitos orgulhosos. E nos dias atuais, a festa de Santo Antônio entrou tanto na cultura hidrolandense que já não é mais uma festa apenas católica, mas sim a toda população, independente de religião. 

O Dia de Santo Antônio é comemorado anualmente em 13 de junho. E Hidrolândia irá celebrar esse ano do dia  01 ao dia  12 de junho, respectivamente. 

(Frederico  de Almeida)


Compartilhe:

Comente com o Facebook:

Coluna/Blog

radiosaovivo.net/

UPAH

UPAH | Cadela desaparecida

Por UPAH - 04/11/2017 | 14:00h Nikita desapareceu ontem de sua residência na Rua da Paca. Foi vista pela última vez pelas proximidades d...

Anuncio

Curta nossa página