Hidrolândia atrai indústrias e fortalece como polo industrial - Rádio Jaboticabal

Sintonia de Sucesso - Hidrolândia GO

terça-feira, 6 de junho de 2017

Hidrolândia atrai indústrias e fortalece como polo industrial

06/06/2017 | 13:51h
13ª Oficina para a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia (Foto: Reprodução)
O futuro de Hidrolândia, com mais de 17 mil habitantes, município rico em água mineral e com potencial para a indústria, que fica a 37 km de Goiânia foi tema de debate na tarde de hoje na 13ª Edição das Oficinas para a elaboração do Plano de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia-PDIRMG, que está sendo coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos-Secima e pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Na abertura dos debates o prefeito Paulo Sérgio Resende (PSDB) destacou a importância do evento, pois o cidadão precisa participar das políticas públicas que envolvem o futuro de sua cidade. “Queremos manter o cidadão aqui em Hidrolândia”, enfatizou o prefeito. Para isso estamos trazendo indústrias de renome para nosso município como as Casas Bahia, Grupo Martins e outras mais. “Hidrolândia vai se transformar em um polo industrial e gerar mão de obra e renda para nossos cidadãos”, ressaltou.

Na rodada de discussões que contou com a presença de diversas autoridades locais, secretários do município, representantes do Crea, entre outros. Foram abordados temas ligados aos desafios enfrentados atualmente pelos municípios que englobam as RMs do país como Expansão Urbana, Mobilidade, Saneamento, Resíduos Sólidos, Condições Ambientais entre outros.“O debate com a comunidade é importante para definir o que queremos para nossa cidade, pois cada um tem sua particularidade, com pontos positivos e negativos, com um só propósito, o bem comum” disse o secretário de planejamento do município de Hidrolândia, Frederico Nunes.

Um do viés desse planejamento está concentrado na viabilidade do diálogo entre todos os atores envolvidos. “Devemos dar transparência aos serviços públicos, dialogar com os municípios”, ressaltou o secretário do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha. Para o secretário, a parceria entre os municípios é essencial para um bom planejamento do futuro das cidades envolvidas no processo de metropolização. “Não queremos tirar a autonomia, pois é inconstitucional, queremos equalizar a RMG, fazer uma gestão compartilhada, sob uma visão de Estado, e não visão de governo”, destacou Rocha.

Para Rocha, o principal escopo é consolidar a implantação da RMG, por meio do Planejamento do Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana- PDIRMG, adaptando a legislação estadual ao novo Estatuto da Metrópole. “Essas decisões serão aplicadas de forma bem estudada e planejada, com o aval e engajamento de todos os municípios da RMG, sempre pautados no compromisso da seriedade, com passos firmes e sustentáveis”, destacou Rocha.

E é, segundo ele, o que já vem acontecendo, onde os atores envolvidos ao término da fase de diagnóstico, iniciarão a fase do prognóstico, para a fase final de elaboração do Plano, que dará origem a um documento a ser analisado, avaliado e deliberado pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia- Codemetro, que ao final encaminhará a Minuta de Lei para aprovação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás para as devidas tramitações com votação e publicação da lei.

A Região Metropolitana de Goiânia foi criada pela Lei Complementar nº 27 de 30/12/1999, e é composta por 20 municípios: Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela vista de Goiânia, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás, Trindade.

Compartilhe:

Comente com o Facebook:

Coluna/Blog

radiosaovivo.net/

UPAH

UPAH | Cadela desaparecida

Por UPAH - 04/11/2017 | 14:00h Nikita desapareceu ontem de sua residência na Rua da Paca. Foi vista pela última vez pelas proximidades d...

Anuncio

Curta nossa página