Dia Mundial dos Animais; Lobo guará resgatado em Hidrolândia está em recuperação - Rádio Jaboticabal

Sintonia de Sucesso - Hidrolândia GO

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Dia Mundial dos Animais; Lobo guará resgatado em Hidrolândia está em recuperação

Por a Redação - 04/10/2017 | 20:46h
No dia Mundial dos Animais (04/10), a Jaboticabal relembra o caso do Lobo guará resgatado no canteiro central da BR-153, em Hidrolândia. O animal foi encontrado no dia 09 de agosto desse ano, por uma equipe da concessionaria que administra a rodovia, e resgatado pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IBAMA.

Desde então, o animal silvestre vem sendo preparado para possivelmente voltar ao seu habitat natural. O lobo foi atropelado e chegou com duas fraturas graves nos ossos fêmur e tarso, uma em cada pata, cuja recuperação está sendo realizada há 35 dias. “O animal está recebendo o tratamento muito bem, no primeiro momento foram feitos os curativos tópicos no local e aplicação de antibioterapia e anti-inflamatório por alguns dias”, explica Luciano de Paula, médico-veterinário e analista ambiental do Cetas/GO.

Atualmente o tratamento do lobo está sendo feito com curativos externos e os ferimentos estão sem infecção e rejeição das placas e pinos colocados, o que é bastante importante para a recuperação do animal.

“O lobo encontra-se bastante ativo na questão de alimentação e hidratação, come e bebe muito bem, o prognóstico dele é bem favorável. Daqui 20 dias vamos retirar os fixadores externos e avaliar qual será a resposta dele sem os fixadores: se vai conseguir ficar de pé normalmente, se não vai claudicar e se vai conseguir correr e caçar”, afirma Luciano. Caso o lobo consiga responder 100% aos estímulos, ele pode ser solto novamente na natureza. Se ele mostrar dificuldade de sobrevivência, ele deve ser encaminhado para um criadouro autorizado para que possa ser cuidados.


Animal atualmente (Foto: Reprodução)


Compartilhe:

Comente com o Facebook:

Coluna/Blog

radiosaovivo.net/

UPAH

Pedido de adoção urgente | UPAH

Por UPAH - 14/09/2017 | 21:44h Estes cinco filhotes de gatos foram abandonados, ainda com os olhos fechados. Foram resgatados e estão se...

Anuncio

Curta nossa página