Aroeira provoca desentendimento entre moradores de Hidrolândia - Rádio Jaboticabal

Mais que uma web rádio, uma referência!

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Aroeira provoca desentendimento entre moradores de Hidrolândia

Com informações do DM - 28/12/2017 | 14:09h
(Foto: Arquivo Pessoal)
Moradores e comerciantes de um condomínio as margens da BR-153, em Hidrolândia, vem se desentendendo por conta da retirada de uma aroeira. Isso porque alguns moradores defendem a o corte da arvore, com a argumentação de que ela prejudica na locomoção. Por outro lado, outros habitantes não aprovam a ação com a justificativa de que é necessária a preservação de uma árvore que os protege principalmente dos riscos da ventania.

Segundo os moradores, um vizinho solicitou a prefeitura a retirada da arvore. Atendendo a solicitação, a equipe foi até o local, e quando já iriam começar a retirada a comerciante Mônica Candida dos Santos Gonçalves, exigiu uma licença para o ato. Sem os documentos necessários para tornar a ação legal, eles não prosseguiram com o corte.

De acordo com a comerciante a ação não irá condizer com a vontade da maioria dos vizinhos do condomínio. Ela informou que não houve movimentação da associação dos moradores, que é composta por 14 lojistas. “Geralmente para este tipo de serviço é preciso abaixo-assinado e não houve nada disso. Somente um morador quer a retirada por implicância”, disse.

A portaria n°83 de 1991 do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), proíbe o corte da aroeira e diversas outras espécies de madeiras consideradas nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado por órgãos ambientais. Até mesmo em desmatamentos autorizados, essas árvores não podem ser cortadas.

Na manhã desta última quarta-feira (27), engenheiros ambientais designados pela SEMMA/ Hidrolândia estiveram no local para uma avaliação das condições da aroeira. O secretário do Meio Ambiente da cidade, Hugo Jose Borges de Jesus afirmou que os profissionais emitiram um laudo em que aprovam a retirada da arvore.

Compartilhe:

Comente com o Facebook:

Coluna/Blog

radiosaovivo.net/

UPAH

UPAH | Cadela desaparecida

Por UPAH - 04/11/2017 | 14:00h Nikita desapareceu ontem de sua residência na Rua da Paca. Foi vista pela última vez pelas proximidades d...

Anuncio

Curta nossa página